RECURSOS DE LITERACIA EM SAÚDE PSICOLÓGICA DIRIGIDOS À POPULAÇÃO
CONVERSAR SOBRE A GUERRA:
— Português – Perguntas e respostas para pais e cuidadores de crianças e jovens
— Ucraniano – РОЗМОВИ ПРО ВІЙНУ
— Inglês: TALKING ABOUT WAR
— Russo: КАК ГОВОРИТЬ О ВОЙНЕ
GERIR EMOÇÕES E SENTIMENTOS EM SITUAÇÃO DE CRISE
– Português: A guerra afeta-nos a todos
– Inglês: WAR AFFECTS US ALL
– Russo: ВОЙНА ЗАТРАГИВАЕТ ВСЕХ НАС
CONVERSAR SOBRE A PAZ
– Como, todos e todas, podemos ajudar a construir a Paz?
CONVERSAR SOBRE A PAZ
– Como podem as crianças/jovens ajudar a construir a Paz? E como podem os pais, cuidadores, educadores e professores ajudá-las?
TODOS QUEREMOS AJUDAR
– Um Guia para Acolher Pessoas Refugiadas
Mais informação em https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/psicologia-construir-a-pazx
RECURSOS DISPONÍVEIS DE APOIO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS/AS PSICÓLOGOS/AS
GUIA DE APOIO À INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA BREVE COM CRIANÇAS
– Vamos falar sobre guerra e como fazer a paz
PESSOAS REFUGIADAS E REQUERENTES DE ASILO
– Português: O papel dos psicólogos/as e algumas recomendações para a intervenção
– Ucraniano: БІЖЕНЦІ ТА ШУКАЧІ ПРИТУЛКУ: Роль Психологів та деякі рекомендації щодо втручання
GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA LINHAS DE APOIO TELEFÓNICO EM SITUAÇÃO DE CRISE Guerra Ucrânia
CONVERSAR SOBRE A PAZ
– Como podem os Psicólogos e Psicólogas ajudar a construir a Paz?
Mais informação em www.eusinto.me
Banco de Portugal | Conta de serviços mínimos bancários (SMB) para promoção da inclusão financeira da população ucraniana refugiada em Portugal.
1) CARACTERÍSTICAS DA CONTA DE SERVIÇOS MÍNIMOS BANCÁRIOS
a) A conta de serviços mínimos bancários (SMB) é uma conta de depósito à ordem que tem associado um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, que os cidadãos têm direito a adquirir a um custo reduzido. O valor anual máximo da comissão de manutenção cobrada pela conta de SMB é de 1% do Indexante de Apoios Sociais (4,43 euros, de acordo com o IAS de 2022).
b) Estes serviços, abrangidos pelo custo anual máximo de 4,43 euros, incluem a abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem – a conta de SMB –, a disponibilização do respetivo cartão de débito e o acesso ao homebanking, bem como a possibilidade de realizar levantamentos ao balcão, débitos diretos, transferências intrabancárias nacionais e 24 transferências para outros bancos, através do homebanking. A conta de SMB inclui também a possibilidade de realização de cinco transferências, por cada mês, com o limite de 30 euros por operação, através de aplicações de pagamento operadas por terceiros (por ex. MBWay).
c) O acesso à conta de SMB tem de ser necessariamente solicitado pelo cliente. As instituições só podem recusar o acesso à conta de SMB se o cliente tiver outras contas de depósito à ordem.
d) A conta de SMB é obrigatoriamente disponibilizada por todas as instituições autorizadas a receber depósitos e que comercializam os serviços incluídos nos SMB. Apenas os bancos, caixas económicas, caixa central e caixas de crédito agrícola mútuo autorizadas pelo Banco de Portugal podem receber depósitos do público.
e) Para mais informação sobre a conta de SMB pode consultar o Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal: https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/o-que-sao
2) COMUNICADO DO BANCO DE PORTUGAL SOBRE A ABERTURA DE CONTA À ORDEM POR CIDADÃOS UCRANIANOS DESLOCADOS: através do comunicado disponível AQUI, o Banco de Portugal esclarece que os bancos devem promover o acesso dos cidadãos ucranianos à conta de serviços mínimos bancários e que podem adotar medidas simplificadas de identificação e diligência na abertura de contas de depósito à ordem, destacando-se o referido nos últimos parágrafos do mesmo.
3) FOLHETO SOBRE A CONTA DE SERVIÇOS MÍNIMOS BANCÁRIOS EM LÍNGUA UCRANIANA
Eventuais dúvidas ou questões que possam surgir devem ser dirigidas ao Banco de Portugal através endereço eletrónico: supervisao.comportamental@bportugal.pt